As cinco pessoas que você encontra no céu (Mitch Albom)

“Todos os fins são também começos, apenas não sabemos disso na hora.”

Título: As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu
Título original: The Five People You Meet in Heaven
Autor: Mitch Albom
Ano de lançamento: 2003
Ano de lançamento no Brasil: 2003
Editora: Sextante
Número de páginas: 192

SINOPSE

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu conta a história de Eddie, mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos tentando salvar uma garotinha. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco personagens inesperados que lhe mostram como ele foi importante.

Este livro foi escrito para cada um de nós, pois frequentemente nos sentimos frustrados e inúteis – assim como Eddie – por não termos realizado nossos sonhos. Ele nos faz lembrar que vivemos numa ampla teia de ligações e que temos o poder de mudar o destino dos outros com um pequeno gesto, e nos faz descobrir a importância da lealdade e do amor em nossas vidas.

Resenha Mundo Sublinhado

Eddie, um mecânico, veterano de guerra, com uma vida reclusa, trabalhava em um parque de diversões e tinha a estima de todos os que o cercavam. Eddie sempre muito zeloso pelo seu trabalho, mal sabia que seu trágico fim se daria por ele.

Seus dias são absolutamente monótonos, apesar de viver em um parque de diversões à beira-mar, Eddie já não tinhas mais com que se importar na vida, vivendo uma vida sozinha e amargurada.

O que acaba com sua vida rotineira, e também com a sua vida, é a tentativa de salvar uma menininha de um dos brinquedos quebrados, o levando para uma outra fase, onde vai descobrir coisas impressionantes sobre si mesmo e as pessoas que estiveram ao seu redor.

A história começa a partir dos 40 minutos finais da vida de Eddie, e vai se desenrolando até sua morte, a partir daí há uma explicação de tudo o que aconteceu na sua vida e é contada uma história sobre alguns aniversários dele, desde seu nascimento até o último, quando chega no céu são colocadas outras cinco pessoas na história que poderiam ser aleatórias, mas de uma forma ou de outra, fazem parte da vida de Eddie e mostra como a existência dessas pessoas afetou direta ou indiretamente a vida dele.

Minhas Considerações

Não sei vocês, mas vou confessar que julgo sim um livro pela capa, e a desse não é muito atrativa. Porém esse foi o primeiro livro que ganhei do meu ex-namorado namorado, então não poderia ficar sem lê-lo.

Então, inicialmente o livro tem uma cara de autoajuda, mas na verdade ele é mais uma ficção, e como em Brás Cubas ele começa pelo fim, que é a morte do personagem principal, o que eu acho muito interessantes, pois nesse livro todas as coisas que aconteceram na vida de Eddie são explicadas durante a leitura.

O livro é fantástico para reflexão, mostra como que há um “efeito borboleta” no universo, onde a vida de todas as pessoas estão envolvidas, da forma mais impossível que existe. Faz com que nos apaixonemos pelo protagonista, para quando chega na hora do seu acidente sintamos a sua falta, compartilhando o sentimento de perda de todos que existem em volta. Nos faz pensar na vida e de que forma a estamos aproveitando.

Minhas frases sublinhadas

– “Nenhuma história existe isoladamente. As historias às vezes se justapõe como azulejos numa parede, às vezes se superpõem umas às outras como pedras no leito de um rio”.

– “O céu pode ser encontrado nos recantos mais improváveis.”.

– “Não se pode separar uma vida da outra, assim como não se pode separar a brisa do vento.”.

– “No meio de uma guerra imensa, a gente tem que acreditar em alguma coisa e ir atrás dela”.

-“As pessoas dizem que “encontram” o amor, como se o amor fosse um objeto escondido atrás de uma pedra. Mas o amor assume muitas formas, e nunca é o mesmo para cada homem e mulher”.

-“… Cada vida afeta a outra, e a outra afeta a seguinte, e que o mundo está cheio de histórias, mas todas as histórias são uma só”.

P.s: Pra quem quiser saber mais, há também o filme baseado no livro.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos,
FullSizeRender (19)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s