O silêncio das montanhas (Khaled Hosseini)

Não sei se esse livro é para todos, mas acho que só lendo saberemos se ele é para nós mesmos. Eu indico e espero que se apaixone pelos personagens, como consegui fazer com alguns deles.

Livro: O silêncio das montanhas
Autor:
Khaled Hosseini
Editora:
Globo Livros
Número de páginas:
350
Ano:
2013
Nota do Skoob:
3.9
Minha nota:
3.7

Sinopse

O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.

Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes.

Segundo o próprio Hosseini, o novo título “fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo”.

Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

Resenha Mundo Sublinhado

Os irmãos Pari e Abdullah, que tinham uma relação muito especial, foram separados na infância, situação a qual deixou em Abdullah a esperança de reencontrar a irmã.

Pari é inserida em uma realidade totalmente diferente da qual vivia, mas por ser muito nova, a adaptação foi ligeira.

No decorrer das páginas conhecemos vários personagens, muito reais e humanos. Suas histórias ligam-se sutilmente às das personagens principais.

Os cenários são a França, o Afeganistão e os Estados Unidos, muito bem descritos. Vemos também como fundo o cenário de guerras, política, que situam a história em um espaço e tempo.

Minhas considerações

 Esse livro foi para mim uma caixinha de surpresas. Ele começa com um conto interessantíssimo sobre a separação de um membro da família, história semelhante à contada no livro. Esse conto trouxe para mim um aprendizado enorme, o qual se complementou com a lição que aprendi no capítulo final.

Houveram personagens os quais me liguei, outros cujo a história malmente me marcou. E o fato de haver vários enredos foi o que atrasou a minha leitura, pois à cada capítulo era um novo contexto o qual eu demorava a me situar, e no bom do capítulo, ele acabava.

Esse livro é um tanto diferente de minhas leituras habituais, e isso me trouxe empolgação e ao mesmo tempo dificuldade, porque de forma alguma é uma leitura leve. Devo elogiar ao autor pelos cenários impecáveis que conseguiu criar e pelas muitas (não todas) tramas maravilhosas que inventou.

Minha nota não tão alta talvez se deva ao fato de não ter conseguido manter uma ligação constante com o livro e por ser uma experiência diferente das demais.

O final é realmente emocionante – não ao ponto de chorar – como muitos dizem.

Não sei se esse livro é para todos, mas acho que só lendo saberemos se ele é para nós mesmos. Eu indico e espero que se apaixone pelos personagens, como consegui fazer com alguns deles.


Melhor frase sublinhada

“A beleza é uma dádiva imensa e imerecida, distribuída aleatória e estupidamente.” (Página 284, do meu capítulo favorito)

FullSizeRender (20)

Deixe um comentário

