No centro da terceira fileira – G. C. Neves

Imagine a confusão em sua mente quando você era/é adolescente, está em período de vestibular e ainda se apaixona por uma pessoa um tanto misteriosa.

Livro: No centro da terceira fileira
Autor: G. C. Neves
Editora: Chiado
Número de páginas: 278
Ano: 2015
Nota do Skoob: 4
Minha nota: 3

Obs: Livro possui linguagem obscena e conteúdo adulto.

Sinopse

Você conseguiria imaginar o que a pessoa ao lado está vivenciando? Alguma pessoa já conseguiu dominar os seus sentimentos e as suas atitudes? Você já fez isso com alguém? Até que ponto a brutalidade de um homem pode ser dominada pela simplicidade de uma mulher? Beleza, um corpo esbelto ou popularidade seriam pontos fortes ou sinais de fraqueza? Quem está em vantagem no jogo da sedução?

Perguntas como essas são respondidas nesta obra, que aborda as coisas simples desses confrontos cotidianos, de maneira crua e por muitas vezes obsceno. Descaso, confiança, amor, sedução e sexo são coisas tão banais e tão presentes em nossas vidas que, quando fogem ao nosso controle, nos perguntamos onde erramos. Contudo, na verdade, sem querer, permitimos que elas estivessem sempre a nossa frente.

IMG_20160430_131002_223.jpg

Resenha Mundo Sublinhado

Imagine a confusão em sua mente quando você era/é adolescente, está em período de vestibular e ainda se apaixona por uma pessoa um tanto misteriosa.

Rob é um jovem que almeja passar no vestibular para medicina; ele é focado e segue a mesma rotina diariamente: acordar, se arrumar, tomar o café, sentir a brisa, ir para a parada de ônibus, chegar no cursinho e estudar. Seu foco era tanto, que nem mesmo observava as pessoas que sentavam perto dele. Sentava-se sempre no centro da terceira fileira. Um dia, então, Bel resolve falar com ele, e deste dia em diante ele começa a notar ela e suas amigas, apelidando-as de “Quarteto Desástrico”.

A partir daí começamos a perceber a mentalidade machista de Rob, o que me causou uma raiva tremenda das coisas que ele fala/pensa. Entretanto, ele começa a se apaixonar por Bel, e nessa fase se aproxima de ‘Zero Um’ e Solange para tentar conhecer mais sobre a moça, só que nessa hora o jogo vira, e ele acaba criando uma amizade com essa moça (que inicialmente ele até achava que era lésbica), mas depois de se aproximarem ainda mais, ele acaba se apaixonando de verdade por essa menina estranha e confusa.

Essa paixão o leva à mudar diversas atitudes. A sua “Vênus” consegue o manipular e sabe fazer direitinho com que ele a obedeça. Rob não se reconhece mais, e se surpreende ao perceber o quão apaixonado está.

IMG_20160430_131002_238.jpg

Minhas considerações

Passei recentemente pela fase do vestibular, por essas rotina de aulas, cursinho, e tudo mais. Ao me colocar no lugar de Rob imagino o quanto esse ano deve ter sido difícil para ele, principalmente após a chegada de sua “Vênus “, que bagunçou toda a sua rotina.

A linguagem do livro retrata bem a fala de alguns homens machistas, e é bem crua e real mesmo. No início sentia certa raiva de Rob pela forma como pensava sobre as mulheres, mas depois que ele muda e o vejo sendo manipulado e, algumas vezes, até mesmo humilhado pela sua paixão, confesso que acabei sentindo pena dele. Mudar, ele necessitava, mas isso não significava que ele deveria perder amor próprio!

O livro é tão confuso quanto a mente de um adolescente se apaixonando pela primeira vez. Isso torna a leitura confusa, mas, o final do livro esclareceu algumas dúvidas minhas (que com toda certeza, também foram dúvidas de quem já leu), mas me deixou com vontade de entrar no livro e aconselhar Rob, hahaha.

IMG_20160430_131002_265.jpg

Sublinhando

“Naquele dia, ficou na praia até o sol se pôr. O que é um costume na cidade maravilhosa. Quando o último raio se vai, as pessoas batem palma como se agradecessem o calor recebido durante o dia. É uma energia muito boa e nos passa felicidade. Talvez Rob estivesse triste. Fora até ali apenas para receber um pouco de felicidade? Todavia, nem mesmo ele poderia responder…”

beiJU
FullSizeRender (20)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s