O sorriso da hiena (Gustavo Ávila)

Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?

Livro: O sorriso da hiena
Autor:
Gustavo Ávila
Número de páginas: 303
Ano: 2015
Nota do Skoob: 4.4
Minha nota: 5 – preferido

Sinopse

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.

Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.

Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?

IMG_7703.JPG

Resenha Mundo Sublinhado

David tinha 8 anos quando assistiu o brutal assassinato de seus pais. Após esse dia, uma série de eventos ruins aconteceram em sua vida, transformando-o em um ser repleto de maldade. Matar não lhe causava dor, nem felicidade, apenas não sentia.

William é um psicólogo infantil, noivo de Juliana — também psicóloga. Ele é um homem cheio de bondade, sempre dava de si para fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Contava sempre com o apoio e admiração de seu melhor amigo, Cris.

Artur é um detetive muito inteligente, mas tinha dificuldade de se relacionar socialmente por conta da sua Síndrome de Asperger — tanto que tinha poucos amigos, e Bete era uma amiga importante em sua vida — e por ser sincero demais, até porque alguém tem que ser.

David agora com 32 anos deseja repetir com  cinco crianças o que lhe aconteceu na infância, e acompanhá-las durante 10 anos para descobrir se a maldade também se implantaria nelas, ou se é algo com que se nasce. Para ajudá-lo nesse estudo busca alguém profissional na área, que tenha como interesse principal o bem do mundo e não o lucro, e é por isso que escolhe William.

A investigação desses assassinatos em série ficam por conta do detetive Artur, que não desiste de buscar pelo causador disso e o porquê.

FullSizeRender (20).jpg

Nossas considerações

– Por Juliana

Wow, esse livro é brilhante!

Uma ficção policial instigante. Diria que o autor, Gustavo Ávila, é um aprendiz de George R. R. Martin: possui a mesma mania de matar meus personagens preferidos. Achei o livro inteligente, principalmente na forma como os assassinatos são articulados e como as investigações são feitas.

David é esperto, pena essa esperteza ser voltada para o mal e egoísmo próprio. Ele se tornou frio de uma forma que é muito difícil reverter e com isso acabou influenciando William, despertando nele interesses que estavam arquivados.

Como alguns podem já ter percebido pelas minhas resenhas, sou uma viciada em comédias românticas, romances, dramas, então esse livro se mostrou como uma novidade para mim e eu adorei! Me conquistou desde as primeiras palavras. Essa é mais uma indicação que dou com total certeza de que muitos vão gostar, assim como eu.

P.S.: Uma coisa que eu achei curiosa e que chamou minha pessoal atenção é o fato de ter uma personagem com meu nome, Juliana, e o fato de ela se parecer comigo, haha.

– Por Laise Caroline

Simplesmente GENIAL!

É uma leitura impactante e surpreendente. Uma história que fala sobre pessoas, traumas, limitações, pensamentos complexos, bondade, maldade e principalmente sobre a complexidade da mente humana.

Durante a leitura, a cada página virada, outras dez a acompanhavam. É um livro que você não vai conseguir parar de ler, e quando terminar, vai querer saber quando vem o próximo livro do Gustavo Ávila, que já chegou impactando o mercado literário brasileiro com uma obra para mentes complexas e que buscam adrenalina e suspense em uma história policial nunca antes vista no cenário nacional.

Em uma palavra: LEIA!

IMG_7710.JPG

Minhas frases sublinhadas

“Superar é poder estar perto de algo que você decidiu largar” (pág. 25)

“— A noite é escura porque é quando as cores dormem.” (pág. 134)

“O branco açúcar pode até mudar o gosto do café, mas ele ainda continuará preto.” (pág. 146)

“É preciso sentir as necessidades do outro e que o outro sinta as nossas para que todos possam sobreviver.” (pág. 238)

“Toda hora alguém está levando um coice do mundo. Mas é justamente isso que faz cada momento de alegria tão precioso.” (pág. 274)

“— Está com medo? — David perguntou com a voz carregada.
— Não. Só estou de olhos fechados porque a última lembrança que quero ter é a do garoto que ainda tenho esperança de que seja feliz e não do homem que vai puxar o gatilho.” (pág. 276)

o sorriso da hiena 3.png

Esperamos que leiam, e logo, e nos contem o que acharam. Precisamos conversar sobre esse livro URGENTEMENTE!! – rs

Sobre o autor

Gustavo avila“Foi como redator publicitário que Gustavo Ávila despertou para o poder da escrita. Estudou publicidade na Miami Ad School/ESPM e dividiu sua vida morando no interior paulista, em Florianópolis e em São Paulo, onde trabalhou em grandes agências. Agora, Gustavo mora em Florianópolis e coloca suas palavras em projetos autorais, sem a necessidade de vender nada além de uma boa história.”

Onde encontrar O sorriso da hiena

Site O sorriso da hiena
Instagram do autor  @gus_avila
Facebook do livro  O sorriso da hiena
Skoob do livro Skoob O sorriso da hiena
O autor no Skoob Skoob autor Gustavo Ávila

Onde adquirir

Amazon (Kindle)
Kobo
Saraiva (Lev)

Espero que gostem do livro tanto quanto nós. Assim que lerem, nos contem o que acharam!

BeiJU
FullSizeRender (20).jpg

Mil beijos
FullSizeRender (26)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s