A menina que não sabia ler (John Harding)

A história é cheia de questionamentos e suspense, entre os vários mistérios do livro, Florence tem que dividir entre a proteção que ela tem que dar ao irmão e seu amor e paixão por livros.

Livro: A menina que não sabia ler
Título original:
Florence and Giles
Autor:
John Harding
Sequência: A menina que não sabia ler 2
Editora: Leya
Gênero: Suspense gótico
Páginas: 288
Ano: 2012
Nota no Skoob: 3,6
Minha nota: 4,5

Sinopse

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante, até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

IMG_9979

Minhas considerações

A sinopse já resume bem o livro, ‘A menina que não sabia ler’ conta a história de Florence, de 12 anos que tem um irmãozinho chamado Giles de quem cuida. A trama é cheia de segredos e muito suspense, tem uma mulher má, misteriosa e ameaçadora com quem Florence sempre sonha, uma preceptora cheia de segredos que intimida a menina, e claro, Florence que por sua vez tem uma vida bem desinteressante… Até o dia em que acha uma biblioteca dentro da mansão onde mora, o grande problema é que seu tio não deixa ela aprender a ler, por isso, ela começa a fazer isso sozinha, e é ai que a história começa a ficar boa.

A história é cheia de questionamentos e suspense, entre os vários mistérios do livro, Florence tem que dividir entre a proteção que ela tem que dar ao irmão e seu amor e paixão por livros. Nós aqui fora ficamos doidos querendo desvendar os enigmas desta história que nos deixa de olhos bem abertos e com o coração batendo forte.

Quando o livro terminou eu fiquei desesperada para saber como a história de Florence acabaria e principalmente, se Florence era esquizofrênica e vivia em uma pseudo realidade, ou se tudo aquilo é real, e se for… que medo!

Esse livro é classificado como suspense gótico, e é parecido com o estilo do indescritível Edgar Allan Poe, já ví algumas pessoas falando que não gostaram (o que é normal), mas a minha dica é:

  • Não associe o título do livro ‘A menina que não sabia ler’ com o livro ‘A menina que roubava livros’ (é algo que eu observei que as pessoas fazem muito), boa parte da decepção vem daí, pois o conteúdo dos dois livros não tem nada haver.
  • Verifique o gênero do livro (que é SUSPENSE GÓTICO) e esteja preparado para o que quer ele desenvolva dentro desta proposta.
  • Leia com atenção. Cada detalhe deste livro é valioso, se você perder um detalhe importante, pode não entender a história e acha-la ruim (o que definitivamente ela não é!), e acabar perdendo o gosto por essa história incrível.

No mais ‘A menina que não sabia ler’ é uma leitura maravilhosa e cheia de suspense! Se você gosta do gênero, vale a pena fazer a leitura!

Mil beijos,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s