Perigosa amizade – Gisela Bacelar

Perigosa amizade conta a história de alguns amigos de infância, que agora estão enfrentando os desafios e as decepções da adolescência.
Nós, como leitores de Perigosa Amizade, acompanhamos as histórias, os amores e os conflitos pessoais de cada um, o mais legal é que com tantos personagens, você vai se ver em algum.


Livro: Perigosa Amizade

Autora: 
Gisela Barcelar
Editora: Clube de autores
Ano: 2015
Páginas: 172
Nota Skoob: 4.7
Minha nota: 5

Sinopse

“Nos próximos capítulos você vai ler sobre a vida de mais de dez adolescentes problemáticos, cada um com um destino diferente. Espero que se identifiquem e que aprendam com os erros desses jovens. Eles gostariam de ter aprendido antes, quem sabe assim, estariam juntos agora.

Não é para ser uma história de amor, não é para ser uma história bonitinha. Perigosa Amizade foi escrita para ser real, tanto quanto cada personagem aqui descrito.

Divido com vocês o meu relicário de lembranças.”

FullSizeRender.jpg

Resenha Mundo Sublinhado
P.S.: O livro é pequeno, então vou tentar não falar muito para não dar spoiler.

Perigosa amizade conta a história de alguns amigos de infância, que agora estão no ensino médio e acabam se distanciando após conhecerem outras pessoas.

A história tem tudo que tem no colegial, grandes amigos, meninos bonitos, corações apaixonados, a dor do primeiro amor, a patricinha insuportável que tem um segredinho e uma fiel escudeira, um idiota cachaceiro, um riquinho que não está nem aí para nada, uma menina que teve seu coração despedaçado por seu melhor amigo, tem o que é bonitinho mas vive a base de drogas, tem a “vagabunda”, um garoto sonso, tem a estudiosa, aquela que muda totalmente de aparência e todos acham que está revoltada… ou seja, durante a leitura, você verá um retrato do seu ensino médio – rs –

A história gira principalmente em torno da amizade de Roberta e Melissa. As duas são bem diferentes, principalmente em personalidade. Melissa é mais doce e emotiva, Roberta é mais sensata (do jeito que uma adolescente consegue ser). Elas são melhores amigas, mas, o que as une, com toda certeza, não é a sinceridade, elas escondem segredos e sentimentos uma da outra, e acabam sofrendo sozinhas. Por não confiarem uma na outra, acabam tendo um grande problema que estremece os laços de amizade. Como leitores (estranhamente) torcemos para que fique tudo bem entre elas, é nítido que uma precisa da outra.

” Melissa e Roberta eram diferentes uma da outra. Em estilo, gosto e aparência. Mas não importava, elas só precisavam estar juntas para que o diferente nelas se tornasse igual. – pag 10

O mundo delas e de todos os outros personagens está relacionado a escola e é lá que todos começam a perder a inocência e viver suas primeiras conquistas, sentir seus primeiros sentimentos profundos e as primeiras desilusões, com isso, eles têm que aprender a lidar com as consequências de seus atos e aprender a tomar decisões. Alguns enfrentam as novidades da vida ficando com outras pessoas, bebendo, usando drogas. Eles buscam um jeito de não enfrentar, fogem até quando dá, mas a verdade é que eles sempre precisam, nos bons e nos maus momentos, do melhor amigo.

” Um bando de adolescentes que não sabiam de nada da vida, mas com aqueles copos carregados de álcool se sentiram os donos do mundo. – pag 21

Minhas considerações

Vários conflitos adolescentes são abordados, tanto os sentimentais, pessoais, quanto aqueles que interferem no grupo como um todo. Olhando assim a história pode parecer clichê para alguns, mas na verdade ela é verídica, mostra de maneira real e bem explicita, tudo que passamos na fase entre a infância e a vida adulta, enquanto descobrimos o mundo e a nós mesmos.

Gisela consegue, através do ‘Perigosa amizade’, inserir o leitor em um contexto extremamente descritivo da vida adolescente no colegial. O livro é curto, e ao seu fim ficamos com uma interrogação gigante sobre o futuro desses jovens – assim como um dia também tivemos dúvidas sobre o nosso futuro e de nossos amigos.

Fica claro na leitura que existem caminhos, pessoas, segredos e ocasiões que os colocam nas situações mais diferentes possíveis, mas o principal, mostra o contraste entre a ingenuidade e a malicia, entre o certo e o duvidoso.

Eu gostei muito do livro e PRECISO ler a continuação, preciso saber o que acontece, principalmente com a Roberta.

Há, gostaria de deixar registrado que eu não gostei do Gabriel, para mim, ele é um garoto sonso e que se faz de bobo e vai levando as garotas no “se colar, colou!” , o personagem que eu mais gostei foi o Mat, e espero que ele não me decepcione no futuro. – rs –

FullSizeRender_2.jpg

Minhas frases sublinhadas

Ela não imaginava que ele seria seu primeiro amor e que isso os destruiria. – pag 5

Nem toda família é feita de bons exemplos. – pag 38

As vezes precisamos fazer as coisas por nós mesmas. – pag 46

… Não se encaixava na sociedade ou na família e, principalmente, nem com ele mesmo. – pag 66

… Chorou, sozinho naquele quarto gigante. Foi a primeira vez que ele chorou por uma menina. – pag 86

Ele é o seu tipo, não adianta negar. Voce ama esses meninos cheios de revolta com a vida. – pag 99

Teve a impressão de que a garota vivia em um mundo paralelo, apenas dela, onde tudo podia ser perfeito, perfeito dependendo da maneira como enxergássemos Ele gostava disso, da sua ingenuidade. Tomara que ninguém a tirasse dela. Nunca. – pag 138

Beber é igual sexo. Melhora com a prática. – pag 138

A dor maior vinha da não ter a quem culpar além de si mesma. Aceitar os próprios erros podia ser cruel, mas era o primeiro passo a dar. – pag 160

♥ Eu gostei muito do livro e quero agradecer a Gisela por ter compartilhado com o MS esse livro que ganhou um pedaço do meu coração. Espero que vocês curtam tanto quanto eu.

Se você já leu, me conta o que achou, e se AINDA não leu… Add as redes sociais para conhecer mais sobre o livro e a autora e adquira o seu exemplar. 

Redes sociais da obra

Facebook ♦ Instagram ♦ Blog ♦ Skoob

Comprar on-line

Adquira o seu exemplar

Mil beijos, Laise Caroline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s