Mestre Gil de Ham (J. R. R. Tolkien)

“Mestre Gil de Ham é um livro bem diferente dos outros trabalhos de Tolkien, que possuem os mínimos detalhes, é uma leitura breve, rápida e engraçada. O objetivo do livro é distrair e divertir, e não foi escrito para se tornar uma obra prima.”

Livro: Mestre Gil de Ham
Título original:
Farmer Giles Of Ham
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fonte
Número de páginas: 102
Ano: 1949
Nota Skoob: 4
Minha nota: 3.6

Sinopse

Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu héroi, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.

Resenha Mundo Sublinhado

O protagonista Aegidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo – ou simplesmente Mestre Gil de Ham – é um simples fazendeiro que vive com a esposa, o cachorro falante (sim o cachorro fala! E as discussões entre o cão e o dono são bem engraçadas!), e a égua cinzenta em uma pequena fazenda.

Todos vivem sossegados e em paz até o dia em que um gigante adentra os domínios da fazenda matando vacas e ovelhas… E é aí que entra O Mestre Gil de Ham! O simples fazendeiro de antes se tornou o herói do povo – sem querer.

Visto por todos como um herói, Mestre Gil é convocado pelo rei para enfrentar um dragão – Chrysophylax – que vive perturbando ao aldeias.

Minhas considerações

É um livro muito curto; uma leitura rápida.

Mestre Gil de Ham é um livro bem diferente dos outros trabalhos de Tolkien, que possuem os minímos detalhes, é uma leitura breve, rápida e engraçada.

O objetivo do livro é destrair e divertir, e não foi escrito para se tornar uma obra prima.

A história em si é bem infantil e fácil de se entender, considerando-se que Tolkien escreveu para seus filhos. Ela se passa na Europa, antes das grandes monarquias, em uma época antiga.

O cachorro que fala e Mestre Gil vivem se desentendendo e isso torna a história mais leve, ela flui com mais facilidade. É uma ótima leitura para crianças de todas as idades e para pessoas que desejam um livro rápido de se ler e um descanso. Os personagens são engraçados e o enredo cheio de aventuras é ótimo.

Minhas frases sublinhadas

”Promessa é dívida.” página 55.

” Só que Mestre Gil agora tinha se tornado mais que o Herói do Campo: era o Bem-amado do país.” página 63.

”E mais: a partir daquele dia o poder do Reino Médio cessou na região. Por muitas milhas ao redor, os homens consideravam Gil seu senhor.” página 66.

Até semana que vem.
Beijinhos, Gaby

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s