Poseidon (Anna Banks)

Este é o primeiro volume da trilogia O Legado de Syrena. O foco do livro é mais o romance entre Emma e Galen, que parece impossível, do que nas sereias em si. O mundo fictício que a autora criou é mágico, encantador e adorei o modo como ela explicou tudo, não deixando um só detalhe de lado.

Livro: Poseidon
Título original:
Of Poseidon
Série: O legado de Syrena
Autora: Anna Banks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 285
Ano: 2014
Nota Skoob: 4.2
Minha nota:
4.6

Sinopse

Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum… e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação.

Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes – e que poderá salvar o seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque de tubarão?

Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafio. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.

Sobre a série

Este é o primeiro volume da trilogia O Legado de Syrena. Os outros dois livros – Of Trinton e Of Neptune – ainda não têm data de lançamento para o Brasil.

Resenha Mundo Sublinhado

Emma sempre teve pequenos incidentes em sua vida que pareciam não ter uma explicação lógica. Como por exemplo, quando ainda era uma pequena criança e se afogou, um bando de pequenos peixinhos a ajudaram a chegar na superfície. Outro exemplo foi quando Emma e sua melhor amiga, Chloe, foram surfar juntas em uma praia em que estavam à passeio. Porém, Chloe foi atacada por um tubarão e, enquanto lutava desesperadamente para salvar a amiga do ataque, Emma berrou ”pare!” para o tubarão e ele, misteriosamente, obedeceu à ela.

Foi deste modo que Emma atraiu a atenção de Galen, príncipe dos Syrenas (sereias) que vaga pela terra em busca de uma garota com poderes mágicos capaz de falar com os animais marinhos. Ele a viu tentando ajudar a amiga e ordenando ao tubarão que parasse e, desde então, decidiu persegui-la e observá-la de perto.

Logo de cara, no primeiro capítulo, os dois se esbarram e sentem uma estranha ligação e, conforme o livro vai andando, essa ligação só fortalece. Mas Galen não pode se apaixonar por Emma, pois, se ela realmente for a garota pelo qual ele procura, Emma deverá se casar com seu irmão mais velho, Grom, o futuro rei dos Syrenas e salvar o reino de uma possível trágedia.

Galen e Emma, junto com alguns de seus amigos – também Syrenas – procuram entender qual a origem de Emma, se ela realmente é a garota Syrena tão procurada e se não, por que motivos ela tem esses estranhos poderes. Será que Emma é esta garota? E se sim, como acabará o romance com Galen?

Minhas considerações

Este livro tem os capítulos narrados entre os dois personagens, algo bem diferente do que costumo ler. Os capítulos ímpares são narrados em primeira pessoa por Emma. Já os capítulos pares são narrados em terceira pessoa mas sempre focando nas opiniões e atitudes de Galen. O que é bom, por que, geralmente sabemos o que se passa na cabeça do protagonista, já assim, podemos entender qual a profundidade do amor de cada um e como eles se sentem em relação um ao outro.

O foco do livro é mais o romance entre Emma e Galen, que parece impossível, do que nas sereias em si. O mundo fictício que a autora criou é mágico, encantador e adorei o modo como ela explicou tudo, não deixando um só detalhe de lado ou “aberto”. Mas o que me entristeceu foi o fato de que Emma não foi, nem uma vez sequer, para o mundo submerso.

Estranhei um pouco o fato de que Emma praticamente não sentiu nada com a morte da melhor amiga. Passou-se uma semana após a morte de Chloe e Emma já levava a vida numa boa sem nem mesmo relembrar da melhor amiga.

O que mais gostei em Emma foi esse seu jeito persistente e o modo como ela despreza as ordens do príncipe dos Syrenas, nunca obedecendo-o, e sim tirando graça com a atitude dele, levando tudo na brincadeira e se enraivecendo com facilidade. Galen, por sua vez, é muito fofo, mas não tão calmo e não deixa nem por um segundo de demonstrar o quanto seu amor por Emma é grande, sempre surpreendendo-a – e a mim também.

Os personagens secundários, no entanto, foram os que mais me cativaram: Rayna é a irmã gêmea de Galen e por ser tão diferente, irritada e complexa que os outros me deixou curiosa, levando-me a querer conhecê-la melhor. É claro que em algumas partes a minha vontade era de estrângulá-la por ser tão insensível e indiferente, já em outras, me sentia como se a conhecesse à séculos e soubesse exatamente como ela se sentia. Toraf, seu namorado e melhor amigo de Galen me fez rir demais, é muito carinhoso e é, sem dúvidas, um personagem cativante.

No final do livro, há uma descoberta que me surpreendeu demais. Não era algo pelo qual eu esperava – sequer passou pela minha mente a possibilidade. E isso só elevou mais estrelinhas para a minha nota. Super indico, um livro que o mundo merece ler.

Minhas frases sublinhadas

”Sabe quando dizem ‘Se você ama alguém, deixe-a partir. Se ele voltar, é porque nunca quis ir.”’ página 160.

” – Emma, espere.

– Estou cansada de esperar, Galen. Boa noite.” página 160.

”Não consigo controlar. Você percebe o que é isso? É um caixão de aço para mais de mil e quinhentas pessoas. Mães morreram afogadas com seus filhos aqui. Pessoas que caminharam por estes salões ficaram presas embaixo deles. Comeram nos pratos que estão quebrados por todas as partes. Alguém calçou aquela bota pela qual passamos. Os membros da tripulação beijaram suas famílias pela última vez quando este navio saiu do porto. Quando estudei o Titanic na escola, fiquei triste por todas essas pessoas. Só que nunca foi tão real assim. Isso é de cortar o coração.” Emma, página 235.

Espero que gostem da leitura. beijinhas Gaby Alievy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s