Reinações de Narizinho (Na minha estante)

Tem livro novo na minha estante e eu estava doida para mostrar para vocês. O livro é o Reinações de Narizinho, publicado pela Editora Globo (que é a editora que detém o direito sobre os livros do autor Monteiro Lobato). Mas esta edição é especial, pois ela além de ser super linda veio em capa dura e é cheia de ilustrações em preto e branco que conferem um charme único.

Livro: Reinações de Narizinho
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Editora Globo
Nº de páginas: 376
Aquisição: 16/12/2015 Livraria Nobel Amapá Garden

A minha geração (tenho 24 anos) foi fortemente influenciada por Monteiro Lobato, as histórias dele estão entre as primeiras histórias que lemos na infância, na escola fizemos diversos trabalhos sobre ele e sobre as obras literárias, entretanto, hoje vejo que muitas crianças não tem tanto contato com as obras do primeiro autor brasileiro que se dedicou a escrever para elas, fico triste, pois, as primeiras histórias fantásticas que li e escutei eram dele e sei o que elas representaram na minha iniciação a leitura e as minhas viagens mágicas por mundos desconhecidos. Mas, vamos falar do livro…

Sinopse

Não à toa Monteiro Lobato admitiu que, apesar do título dedicado a Narizinho, quem reinava mesmo nas histórias era Emília. Nem mesmo o autor mais respeitado de toda a literatura infantojuvenil brasileira conseguia dominar as peraltices da boneca de pano nas dezenas de aventuras povoadas da mais rica mitologia nacional.

Conhecido como a locomotiva do comboio da saga do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho reúne as onze histórias que Lobato começou escrevendo em 1920. Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix, todos ilustres convidados de cada uma das festas. Na nova edição, destacam-se a manutenção da sintaxe e do vocabulário do original de 1931, o que resultou em uma preciosa e necessária referência para os debates lobatianos dos tempos atuais.

O fascínio e o encanto mantidos por quase um século e que tomaram gerações e gerações de crianças vêm, sobretudo, da simplicidade das narrativas, como se cada um de nós estivesse compondo o que aconteceu antes e o que vai acontecer depois. Na nossa língua mais sincera e pura, que, pelo estilo único de Lobato em fundar as histórias em um português fluido e atemporal, acaba se tornando produto da espontaneidade natural de nossos primeiros atos criativos.

O projeto gráfico de Mayumi Okuyama acompanha de perto essa viagem no tempo e dialoga com as edições anteriores da Globo Livros, seja na tipografia ou nas ilustrações. A consultoria do pesquisador Vladimir Sacchetta, um dos pioneiros na cruzada pela valorização dos personagens tipicamente brasileiros de Lobato, enriqueceu uma edição que vai servir de referência tanto ao iniciado em assuntos lobatianos como àquele que está dando seus primeiros passos nas obras do mestre.

Um clássico do faz-de-conta, na mesma medida que um Esopo ou um La Fontaine, Reinações de Narizinho ainda reina quando pensamos no projeto de uma literatura infantojuvenil nacional. Encontram-se ali os personagens que povoam nosso imaginário há tanto tempo, reunidos integralmente em um único volume, e que nos ensinaram e continuam ensinando a aprender brincando, instigando a curiosidade que é própria da infância e despertando o gosto pela leitura e pelo conhecimento.

Informações sobre o livro

Nele você encontra as histórias: Narizinho arrebitado, O Sítio do Picapau Amarelo, O Marquês de Rabicó, O casamento de Narizinho, Aventuras do príncipe, O gato Félix, Cara de coruja, O irmão do Pinóquio, O circo de cavalinhos, Pena de papagaio e O pó de pirlimpimpim.

Não tenho em minha coleção um livro nacional tão lindo. Ele é extremamente lindo e impecável em todos os aspectos… A cor das páginas, a capa, as ilustrações, o acabamento, o tamanho da fonte… tudo nele me faz ama-lo profundamente! rs

Mas para vocês entenderem, vou mostrar algumas fotos do livro, tenho certeza que vocês também vão se apaixonar.

Essa edição é uma excelente escolha para presentear ou para se presentear.

Aqui em Macapá você encontra na Livraria Nobel Amapá Garden, o valor é R$ 49,90.

Espero que tenham gostado desta edição tanto quanto eu. Até a próxima… Mil beijos

Laise Caroline

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s