Na mala do imigrante (Lígia Pereira Boldori – Parceria MS)

Conheça a autora Lígia Pereira Boldori, sua obra, o livro, Na mala do imigrante e a parceria com a o blog Mundo Sublinhado.


Livro: Na mala do imigrante

Autora: Lígia Pereira Boldori
Data de publicação: Março de 2015
Número de páginas: 160
Coleção: Viagens na Ficção
Género: Ficção

Sinopse

Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante.

Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas / episódios; finalizando-se individualmente.

A leitura torna-se assim dinâmica e simplificada, proporcionando ao leitor mais praticidade e vibração!

A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história.

Emoções estarão à flor da pele do leitor; onde as lágrimas, a raiva, o amor, o sentimento de injustiça, compaixão e muitos outros sentimentos, irão tomar conta de si, em cada leitura de cada capítulo/história.

A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante,

“…de todos se fazem um e de um fazemos todos ”

Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que “um e todos” são passíveis de experienciar.

Relato dos possíveis “estágios” vividos; desde a arrumação das malas para a partida – dentre muitas outras aventuras durante sua imigração-, até o dia do seu retorno: a volta para casa.

Mas afinal, será que ele, ela, voltará?

E onde já considera-se casa?

Para saber, basta abrir a mala do emigrante.

As diversidades culturais retratadas ao decorrer das histórias proporcionarão ao leitor a oportunidade do conhecimento de palavras específicas, estrangeirismos, calões, gírias e expressões locais e outras ainda em outros idiomas;

– ora já conhecidas, ora inusitadas –,

das quais, de uma forma didática, estarão numeradas ao longo do texto e explicadas no rodapé, relativo á  página da citação, em formato “vocabulário”.

São 202 explicações que lhe somarão conhecimentos!

Basta agora se inteirar e descobrir, o que vai na mala de um emigrante*!

Prepare sua mala e boa leitura!

Sobre a autora

Ligia Pereira Boldori nasceu a 16 de Outubro de 1976 em Maringá- Paraná- no sul do Brasil. Desde a tenra idade já demonstrava facilidade e gosto pela comunicação. Cursou Magistério e foi professora durante 5 anos. Em 1995 ingressou no curso de Letras, tendo também posteriormente cursado Comunicação Social – Jornalismo.

Foi apresentadora de televisão por mais 5 anos, em programação de entrevistas locais. Deixou a profissão em 2002 para casar-se e formar família. Mudou-se para Londres onde nasceram seus dois filhos. Por oportunidades de negócios, em 2009 mudou-se para Portugal, onde reside até hoje, desenvolvendo uma empresa própria (clínica dentária) com seu esposo (médico-dentista).

Todavia a paixão pela comunicação estava apenas adormecida.

Em 2014 decide-se retornar aos “bancos escolares” e ingressa no curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Inglês e Francês, na Universidade do Algarve, sul de Portugal.

Com o retorno aos estudos, a paixão pela comunicação desperta-se e uma nova paixão nasce.

Saindo das “telas” de tv e indo para a “telinha” do computador, Ligia descobre o prazer na escrita e decide “por para fora” tudo o que “passava cá dentro”; desta vez não em uma entrevista televisiva, mas registada nas páginas de uma obra literária.

O gosto foi tão grande que a segunda obra já está a “meio caminho” do seu término…

Sobre a parceria

A autora Lígia P. Boldori nos contatou e sempre muito simpática, nos enviou o material de divulgação do livro, logo a curiosidade bateu, pois, o tema sobre o qual a autora desenvolveu a história é um tanto desconhecido para quem nunca foi um imigrante e bastante autobiográfico para quem passou por esta experiência.

Eu, Laise Caroline, e a Juliana Quadro lemos o livro e nossas visões foram bem parecidas. A autora consegue transmitir a situação do imigrante de uma maneira que exprime verdade, sentimento e reflexão.

Após a leitura eu conversei com alguns amigos que já foram e outros que ainda são imigrantes, e pude concluir que a maneira como a Lígia descreve a vida de um imigrante é totalmente coesa. O livro me fez refletir e pesquisar mais a respeito, ele conseguiu me tocar e me sensibilizar profundamente.

P.S.: Este é apenas o post de apresentação desta parceria. Ainda está semana vou colocar aqui no blog e em nossas redes sociais a Resenha Mundo Sublinhado com as minhas considerações e as da Juliana.

Mas já vou deixar vocês apaixonados pelo livro. – rs – Essa é a poesia com a qual o livro se inicia… Ela me cativou assim que li!

Minha mala
Levo a mala ou leva-me ela?
Nela levo amores,
desamores, às vezes dores.
Se fico posso amá-la,
se vou, a mala será o meu amor!
Saudades e lembranças
Esperanças e recomeços
Na mala carrego o que sou,
na mala escondo o que não quero ser!
Uma parceira para a vida,
A vida que nela carrego…
Saudades e lembranças
Esperanças e recomeços
– Ligia Pereira Boldori

Espero que vocês também fiquem curiosos e com desejo de ler o livro, ele é sem dúvida alguma, uma leitura engrandecedora!

Mil beijos, Laise Caroline

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s