O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)

“Ao longo da história, e entre os aprendizados sobre filosofia, vamos conhecendo mais sobre Sofia, Alberto, Hilde e o Major, embarcando em uma aventura que nos leva a indagar sobre a nossa real liberdade.”

Livro: O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras)
Número de páginas: 568
Ano: 2012
Nota do Skoob: 4
Minha nota: 5 (preferido)

Sinopse

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Resenha Mundo Sublinhado

O livro viaja por toda a história da filosofia, de forma resumida, clara e destaca pontos mais importantes.

Sofia começa a receber cartas e cartões postais de formas inusitadas de pessoas que ela não conhece. Pelas cartas, passa a ter aulas de filosofia com Alberto, e pelos postais recebe de um Major da ONU a “missão” de parabenizar Hilde pelo seu aniversário de 15 anos.
Nas aulas por meio das cartas são comentados filósofos como Anaximandro de Mileto, Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Hume, Darwin, Freud, dentre muitos outros. Todos citados de forma dinâmica, revelando seus pensamentos, suas ideias, seus métodos, e isso faz com que a filosofia seja mostrada de modo a gerar sempre um interesse e uma incitação acerca do mundo, de onde viemos, e sobre a importância de mantermos sempre dentro de nós aquela pitada de criança/filósofo.

Ao longo da história, e entre os aprendizados sobre filosofia, vamos conhecendo mais sobre Sofia, Alberto, Hilde e o Major, embarcando em uma aventura que nos leva a indagar sobre a nossa real liberdade.

Minhas considerações

Esse livro é simplesmente fantástico (inclusive me ajudou muito a responder questões de filosofia da prova do ENEM).
Com ele aprendi demais a entender as especulações sobre a origem do mundo, as visões políticas, as descobertas científicas, e sempre de forma divertida, leve e interessante.
É um livro mais educativo, entretanto possui um toque fantástico de aventura e emoção.
Indico! Se você já gosta de filosofia, vai se apaixonar, e se você não curte muito, garanto que esse livro lhe ajudará a esclarecer muitas coisas e ele só tem a acrescentar em nosso aprendizado.

Minhas frases sublinhadas

“Não é possível imaginar que existimos sem imaginar que um dia vamos morrer. Da mesma forma, é impossível imaginar que morreremos sem ao mesmo tempo pensar no quão fantástica e única é a vida” (página 17)

“A única coisa de que necessitamos para ser filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas” (página 22)

“Mais sábio é aquele que não sabe” (página 71)

“Descartes apenas disse que todos temos uma ideia do que seria um ser perfeito, e é nessa ideia que reside o fato de que um ser perfeito deve existir. Pois um ser perfeito não seria perfeito caso não existisse. Além disso, não teríamos uma ideia de um ser perfeito caso não existisse tal ser. Pois nós somos imperfeitos, e portanto não pode se manifestar a partir de nós, espontaneamente, essa ideia de perfeição. A ideia de um Deus, segundo Descartes, uma ideia inata, que está entranhada em nós assim que nascemos, ‘da mesma maneira que um artista marca sua obra quando apõe a ela sua assinatura'” (página 259)

até semana que vem, beiJU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s