O hobbit (J. R. R. Tolkien)

“O livro conta a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit – são um povo muito antigo, menores que os anões e que não se sentem à vontade com as ”pessoas grandes” – que vive confortavelmente e muito satisfeito em sua toca até o dia em que, Gandalf, o mago, e uma companhia de doze anões o convencem a participar de uma expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, o Magnífico.”

Livro: O hobbit
Título original: The hobbit
Autor: John Ronald Reuel Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Número de páginas: 296
Ano: 1937
Nota Skoob: 4.5
Minha nota: 4,7

Sinopse

Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.

Resenha do Mundo Sublinhado

O livro conta a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit – são um povo muito antigo, menores que os anões e que não se sentem à vontade com as ”pessoas grandes” – que vive confortavelmente e muito satisfeito em sua toca até o dia em que, Gandalf, o mago, e uma companhia de doze anões o convencem a participar de uma expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, o Magnífico.

O grupo enfrenta diversos perigos, lutam contra trolls e aranhas gigantes, conhecem os elfos, fogem de prisões, embarcam em barris e, enfim, chegam à montanha e, junto com outras raças, iniciam A Guerra Dos Cinco Exércitos.

Minhas considerações

Achei o livro excepcionalmente maravilhoso.

Os personagens são muito bem descritos, a escrita é incrível: rica em detalhes, o cenário é estonteante, a história é envolvente e o que eu mais gosto no livro: os diversos poemas e canções que na minha opinião são perfeitos.

O livro me prendeu do início ao fim e não consegui largá-lo um só minuto. As aventuras pelos quais os personagens são postos à prova são de tirar o fôlego, fazer-nos roer as unhas ou – no meu caso – dar ”pitis” de tão surpreendentes. Os livros de John transmitem muitas emoções a quem os lê – desde raiva, desespero, pena à alegria e diversão – sem contar que ele não deixa escapar um só detalhe, seja sobre a roupa dos personagens, seja sobre os cenários.

E é ao somar tudo isso que percebemos o porquê de Tolkien ser considerado o rei da literatura fantástica e ter conseguido tantos fãs: seus livros são mágicos.

Minhas frases sublinhadas

”É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito o que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar.” página 50.

”Quando se parte para aventuras perigosas, além do Limiar do Ermo, até mesmo bons planos de magos sábios como Gandalf e de bons amigos como Elrond às vezes dão errado.” página 56.

”No campo ressecado vento havia,
mas na floresta nada se movia;
Trevas soturnas, diurnas, noturnas,
coisas turvas o calor escondia.

O vento desceu dos montes gelados,
rugindo em ondas qual mar agitado;
os ramos fremiam, a floresta bramia,
de folhas o chão estava forrado.

De Oeste para Leste o vento em festa;
cessara o movimento na floresta,
mas aguda e fatal, pelo pantanal,
sua voz sibilante uiva e protesta.

Assobia o capim curvando as flores,
batem os juncos, seguem-se temores:
sobre o lago agitado um céu calado,
nuvens correndo rasgadas e horrores.

As desertas montanhas lá se vão,
Varre ele agora a toca do dragão:
trevas e negrume, pedras em cardume,
fumaça impregna o ar de escuridão.

Deixa o mundo e sua fuga continua,
sobre os mares da noite ele recua.
Ao som doce da brisa a lua desliza,
acende-se uma estrela e a luz flutua.” página 125 e 126.

 

Espero que tenham gostado, beijinhos, Gaby.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s