O melhor de mim (Nicholas Sparks)

“Esse é o meu livro preferido do Nicholas, amo histórias de primeiros amores e essa é uma dessas. O livro é composto por várias tragédias, mesmo assim me tocou profundamente por contar a história de um amor verdadeiro. Esse foi o único livro do Nicholas que me fez chorar (chorar mesmo).”

Livro: O melhor de mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 272
Ano: 2012
Nota do Skoob: 4
Minha nota: 4

Sinopse

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.

Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.

Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.

Resenha Mundo Sublinhado

Dawson e Amanda foram o primeiro amor da vida um do outro. Mesmo com as diferenças tão grandes entre suas famílias, eles se apaixonaram e construíram juntos um amor que ficaria para sempre guardado em seus corações e distância nenhuma apagaria isso. Dawson era um Cole, família muito perigosa, e que vive se metendo em encrencas pela pequena cidade Oriental. E por conta disso, os pais de Amanda nunca permitiam essa união.

Separados pelas dificuldades, os dois seguiram caminhos distintos. Dawson foi marcado por um trágico acidente, onde assumira e levara consigo a culpa durante anos. Já Amanda, formou-se na Universidade Duke e conheceu Frank, com quem constituiu uma linda família. No entanto, após o falecimento de Bea, uma das filhas de Amanda e Frank, sua relação fragilizou-se, e com o tempo eles já não viviam felizes no casamento.

Até que o destino, o acaso ou a providência – como preferir – resolve causar um reencontro entre Amanda e Dawson. Tuck, grande amigo dos dois, morreu, mas ainda deixou algumas questões que só eles podem resolver. Juntos, eles vivem um fim de semana inesquecível, mas que trará à tona grandes e importantes decisões. O amor e suas consequências serão colocadas à prova.

Minhas considerações

Juliana – O livro não conta somente a história de amor entre Dawson e Amanda, mas mostra também algumas situações que os circundam. Por isso alguns relatos parecem meio confusos e sem nexo, mas aos poucos vão juntando-se até se entrelaçarem.
Demorei um pouco a me prender no livro, mas ao chegar na metade, senti meu coração apertar com as cenas e as palavras ditas.

Essa obra é linda, mas senti que faltou algo a mais e, por isso, ele não está entre os meus preferidos. Mas achei que a leitura super valeu a pena, e o final sem dúvidas, além de emocionante, foi a melhor parte!

Laise – Esse é o meu livro preferido do Nicholas, amo histórias de primeiros amores e essa é uma dessas. O livro é composto por várias tragédias, mesmo assim me tocou profundamente por contar a história de um amor verdadeiro. Esse foi o único livro do Nicholas que me fez chorar (chorar mesmo) e eu indico a leitura.

Minhas frases sublinhadas

“Havia algo de inegavelmente tocante, quase romântico, em sua convicção de que os dois se amavam o suficiente para encontrarem uma maneira de continuarem juntos, mesmo depois de ela partir.” (página 32)

“— Onde nós estávamos com a cabeça?
— Em lugar nenhum – respondeu ele. – Nós estávamos apaixonados.” (página 67)

“E para ela isso significava… tudo. Eu dei melhor de mim, Dawson lhe dissera certa vez […]” (página 270)

Sobre o filme


Juliana – O filme, como em muitos casos, se difere e muito do livro, mantendo apenas a essência da história. Algumas alterações eu confesso até mesmo ter gostado, mas tiveram outras que, na minha opinião, tiraram o sentido da trama.
Avaliando o filme individualmente, sem partir da ideia de que foi baseado no livro, eu gostei bastante. Adorei o jeito como as histórias antigas contrastam com as atuais, deixando as cenas ainda mais meigas e dinâmicas. Me emocionei com o final, e mesmo já sabendo como seria, o fato de terem alterado alguns pontos fez com que eu me surpreendesse.
Indico o filme, não como uma comparação ao livro, mas como um bom programa para assistir.

Laise – Fiquei revoltada com o filme (haaaa) achei que mudaram muito e que mesmo que algumas cenas tenham ficado bonitas, em um contexto geral o filme me deixou muito triste. Achei que o brilho da história se perdeu e que a última cena que tanto me tocou no livro, no filme ficou sem graça e até sem nexo.

BeiJU, até semana que vem!

Um comentário sobre “O melhor de mim (Nicholas Sparks)

Deixe um comentário

