Extraordinário (R. J. Palacio)

Esse livro fala sobre preconceito, respeito e gentileza. O livro ‘Extraordinário’ de R. J. Palacio não é extraordinário apenas no nome, é um dos livros mais belos que já li. Este é o tipo de livro que você deve ler para fazer uma análise do tipo de pessoa que você verdadeiramente é, e como pode se tornar um ser humano melhor.

Livro: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Ano: 2012
Nota do Skoob: 4.6
Minha nota: 4.5 (preferido)

Sinopse

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha Mundo Sublinhado

Conta a história de um menino de dez anos chamado August Pullman, ou Auggie, como é carinhosamente chamado. Ele nasceu com duas síndromes raríssimas no rosto, por isso sua face é deformada, mas ele não possui ‘deficiências’ físicas ou mentais (ele deixa isso bem claro) e é um menino muito inteligente. Ele sofre ao perceber as mudanças que sua família teve que fazer para se adaptar a sua condição, sofre ao perceber sua irmã (Via) com receio, ou talvez vergonha do que seus novos colegas de escola vão pensar sobre ele.


O ponto crucial do livro é que aos dez anos ele não pode mais ficar usando um capacete para sair e precisa frequentar uma escola, não pode mais se esconder. Seu primeiro desafio é fazer isso pela primeira vez. Então (ao começar a frequentar a escola com crianças da mesma idade) das maneiras mais profundas e tocantes, ele descobre o quanto o ser humano pode ser bom ou mau em sua essência e que muitas vezes, seu modo de agir vem de berço, de criação.


Minhas considerações

Esse livro fala sobre preconceito, respeito e gentileza. O livro ‘Extraordinário’ de R. J. Palacio não é extraordinário apenas no nome, é um dos livros mais belos que já li. Este é o tipo de livro que você deve ler para fazer uma análise do tipo de pessoa que você verdadeiramente é, e como pode se tornar um ser humano melhor.

Algo que eu gostei bastante no livro foi por você ter a oportunidade de ler alguns capítulos narrados por outros personagens do livro, vários pontos de vista e vários sentimentos.
Ele aborda o “diferente” de uma maneira muito simples que até uma criança de 10 anos entende muito bem. Vale a pena a leitura em qualquer idade.

Minhas Frases Sublinhadas

“A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.”
“Todo que é nascido de Deus vence o mundo.”

“Eu estava tão nervoso que, em vez de frio, eu estava com um polo norte inteiro na barriga!”

“O mais engraçado é que se ele não tivesse posto a mochila entre nós dois, eu com certeza teria me oferecido para ajudá-lo.”

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
“Seus feitos são seus monumentos.”

“O primeiro dia depois do feriado foi chuvoso e nojento. Um dia enlameado. Também era assim que eu me sentia por dentro.”

“É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante.”

“Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós.”

“Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.”

“Disseram que gostavam do meu cabelo (mas o mudaram). Disseram que gostavam do modo como eu me maquiava (embora tenham mudado isso também).”

“Vamos criar uma nova regra de vida… sempre ser um pouco mais gentil que o necessário.”

“Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.”

“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força.”

“Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.”

Um outro livro que vem fazendo sucesso da mesma autora é o ‘365 dias extraordinários’ onde os preceitos que os alunos deveriam escrever durante as férias a pedido do Sr.Browne (professor de Auggie, no livro ‘extraordinário’), se transformou em uma linda coletânea de belas frases de motivação e desenvolvimento pessoal. O livro traz uma mensagem para cada dia do ano e é encantador!

Espero que gostem dos livros e que aproveitem tudo que esta leitura tem a oferecer.

Mil beijos, Laise Caroline.

Um comentário sobre “Extraordinário (R. J. Palacio)

Deixe um comentário

