O Projeto Rosie (Graeme Simsion)

O romance vai acontecendo aos poucos, mostrando o amor nascer e crescer, e foi isso que eu mais admirei no livro (além da habilidade do autor em escrever cenas tão cômicas).
Indico, indico e indico. Pra quem gosta desse gênero de comédia romântica, não tem como não se apaixonar!

Livro: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Número de páginas: 320
Ano: 2013
Nota do Skoob: 4
Minha nota: 5 (preferido)

Sinopse

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Resenha Mundo Sublinhado

‘O Projeto Rosie’ é um livro para rir do início ao fim. Don Tillman é como se fosse o Sheldon Cooper* literário: tem sua vida toda programada, e cada minuto de sua existência é sagrado — por isso ele detesta tanto pessoas que se atrasam. É geneticista, e trabalha em uma universidade da Austrália. Possui poucos amigos, sendo os mais próximos Gene e Cláudia, e a adorável Daphne. Além de ser muito direto e objetivo, é bastante sincero, fugindo das convenções sociais.
Já próximo de seus 40 anos, decide procurar uma esposa. No entanto, possui sérias dificuldades em lidar com outras pessoas. A fim de encontrar mais facilmente a mulher perfeita para casar, cria um questionário o qual essas devem responder — evitando possíveis encontros desgastantes e sem futuro.
Rosie possui uma personalidade oposta à de Don. Ela não tem rotina, se atrasa e trabalha em um bar durante a madrugada.
Ao bater na porta de Don, esses dois desastrosamente se conhecem, e ela compartilha um pouco de sua vida. Conta sobre Phil, seu “pai”, que talvez não seja realmente seu progenitor. Com o intuito de descobrir quem é seu pai biológico, conta com a ajuda de Tillman no que chamam de ‘Projeto Pai’. Eles embarcam em uma aventura divertidíssima, e a vida de Don vira de cabeça para baixo.
Aos poucos esses dois vão percebendo quão confortáveis se sentem na presença um do outro, desenrolando uma história de amor fofa e muito cômica.

*personagem principal da série de tv The Big Bang Theory, ele é um nerd muito inteligente e tem vários doutorados, trabalha como físico teórico em uma universidade.

O projeto Rosie

Minhas considerações

Quem já conversou comigo sobre livros, sem dúvidas já deve ter me ouvido falar sobre ele. Chamo de “meu xodozinho”.

Nunca pensei que fosse rir tanto em uma leitura!
Don é engraçado, principalmente por não entender as sutilezas que as mulheres mandam. Rosie é uma mulher mais independente, mas que ainda possui suas fragilidades ao se tratar de amor.

O romance vai acontecendo aos poucos, mostrando o amor nascer e crescer, e foi isso que eu mais admirei no livro (além da habilidade do autor em escrever cenas tão cômicas).
Indico, indico e indico. Pra quem gosta desse gênero de comédia romântica, não tem como não se apaixonar!

Minhas frases sublinhadas

“A salada de lagosta nunca teve um gosto tão bom.” (Página 69)
“— As dificuldades são inevitáveis — contra argumentei. — Grandes projetos exigem persistência.” (Página 112)
“Nos últimos dois meses eu havia vivido dois dos três melhores momentos da minha vida adulta, considerando como um só todas as visitas ao Museu de História Natural. Ambos tinham sido com Rosie. Haveria aí uma correlação? Era crucial descobrir.” (Página 219)

IMG_20150915_140104990_HDR.jpg

Observações:

1) – Vai virar filme!
O filme O Projeto Rosie está ainda sem data de lançamento. Rosie será interpretada por
Jennifer Lawrence e o roteiro do filme é de Scott Neustadter e Michael Weber, e está sendo produzido pela Sony.

2)- Vem aí o segundo livro!!

O Efeito Rosie (possível tradução em português) ainda será lançado no Brasil, com previsão para o segundo semestre de 2015.

Sinopse
O Projeto Rosie estava completo mas eu não estava preparado para o efeito de Rosie.
Meu nome é Don Tillman. Tenho quarenta e um anos. Eu casei com Rosie Jarman, a mais perfeita mulher no mundo, por dez meses e dez dias.
Casar adicionou uma complexidade significante em minha vida. Quando nos mudamos para a cidade de Nova Iorque, Rosie levou três malas de tamanho máximo. Mudamos o sistema de alimentação e entramos de acordo que sexo não deve ser programado antecipadamente.
Então Rosie me disse que nós tínhamos “algo para celebrar”, e enfrentei um desafio ainda maior do que encontrar um bom parceiro.
Tentei seguir os protocolos tradicionais e pedi assessoramento de seis de meus amigos, além de um terapeuta e internet.
O resultado foi uma rede de enganos. Agora corro perigo de prossecução, deportação e desgraça profissional.
E de perder Rosie para sempre.

 

Até semana que vem! BeiJu! :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s